Fórum lança a campanha ‘Aqui Vivo, Aqui Voto’ pelos direitos políticos dos imigrantes

Domingo, 30 de março de 2014: no mesmo dia da inédita votação e eleição dos 20 imigrantes para o Conselho Participativo Municipal, em que se candidataram 49 lideranças de diversas nacionalidades e compareceram às urnas 1.709 pessoas, o Fórum Social pelos Direitos Humanos e Integração dos Migrantes no Brasil lançou a  Campanha Permanente ‘Aqui Vivo, Aqui Voto’ – Pelos Direitos Políticos dos Imigrantes residentes no Brasil. 

A Campanha defende o direito ao voto e a ampla participação política dos imigrantes residentes no Brasil, como forma de combater sua invisibilidade e fortalecer suas pautas e propostas de políticas sociais como as que foram aprovadas na Conferência Municipal de Políticas para Imigrantes realizada em 2013 e as que serão levadas para a Comigrar – Conferência Nacional de Migração e Refúgio que ocorrerá em maio/2014.

Campanha Aqui Vivo, Aqui Voto

O lançamento da Campanha foi precedido de coleta de assinaturas e distribuição de panfletos explicativos para os imigrantes e para a população em geral que passou pelo Centro de São Paulo durante todo o dia 30/03.

Durante todo o domingo, centenas de imigrantes e lideranças compareceram à tenda do Fórum, instalada na esquina da Av. São João com o Largo do Paysandu – próximo da Praça das Artes, onde ocorria a votação para o Conselho Participativo.

Presente no ato, o jovem imigrante equatoriano Atawallpa Díaz relacionou a formação política com o protagonismo da juventude. “Na América Latina estamos vivendo um cambio de época. A juventude é protagonista destes câmbios. Cada mudança que nós conquistamos é pela participação política popula
r. Nós como jovens temos a responsabilidade de fazer as coisas certas, não só para as gerações futuras mas também pelo presente” disse.

foto de Fabian Alonso1

créditos: Fabian Alonso

Para o professor universitário Ailton Santos, membro do Fórum, “este foi um dia histórico, pois demonstrou a enorme vontade dos imigrantes de participar ativamente dos rumos políticos da cidade e também, por parte do movimento social organizado, uma oportunidade de ir para a rua dialogar com a população e expor sua principal reivindicação, que é o direito ao voto”. Ailton destacou a expressiva adesão de imigrantes latinos e africanos à Campanha lançada pelo Fórum. “Algumas comunidades demonstram grande afinidade com esta luta e inclusive têm histórico de participação política em seu país de origem”. O Fórum Social pelos Direitos Humanos e Integração dos Migrantes no Brasil é uma articulação que reúne movimentos sociais, lideranças de imigrantes, entidades, centrais sindicais e associações que atuam com o tema migratório.

O grupo defende a aprovação da PEC – Proposta de Emenda Constitucional 347, apresentada em 2013 na Câmara Federal e prevê a possibilidade dos imigrantes votarem e serem votados nas eleições brasileiras.

 

Leia mais sobre a Campanha Aqui Vivo, Aqui Voto e a eleição dos imigrantes para o Conselho Participativo Municipal de SP:

Adital: “Aqui vivo, Aqui voto”: imigrantes reivindicam direito de ir às urnas

Jornal Brasil de Fato:  Imigrantes elegem representantes em São Paulo

MigraMundoEm eleição inédita, imigrantes em SP deixam lição e recado ao país

Prefeitura de SPImigrantes elegem os seus representantes nos Conselhos Participativos Municipais

Portal Capital SP – com o resultado da eleição: Conselho Participativo abre espaço inédito para imigrantes; confira os eleitos

 

 

Veja as fotos:
Os créditos são de militantes do Fórum e do colaborador Fabian Alonso

Campanha Aqui Vivo, Aqui Voto

Campanha Aqui Vivo, Aqui Voto

crédito: Fabian Alonso

Campanha Aqui Vivo, Aqui Voto

créditos: Fabian Alonso

Campanha Aqui Vivo, Aqui Voto Campanha Aqui Vivo, Aqui Voto

Campanha Aqui Vivo, Aqui Voto

créditos: Fabian Alonso

Campanha Aqui Vivo, Aqui Voto
Campanha Aqui Vivo, Aqui Voto

Campanha Aqui Vivo, Aqui Voto

créditos: Fabian Alonso

Campanha Aqui Vivo, Aqui Voto

Campanha Aqui Vivo, Aqui Voto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s