Carta de Apoio à Vinda de Médicos para o Brasil

“Desde antes das manifestações que explodiram no país a partir do mês de junho, o governo brasileiro pretendia tomar medidas que remediassem algumas consequências do nosso problemático sistema de saúde. No dia 6 de maio, foi declarada a possibilidade de se trazerem seis mil médicos cubanos para resolver o grave problema da falta de profissionais de medicina em algumas regiões do país1. Entre outros Estados considerados para este programa de cooperação estavam também Portugal e Espanha.

cuba

No mesmo dia, o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou nota contrária à proposta,caracterizando-a de “eleitoreira”, “irresponsável” e como uma “pseudoassistência”2. Seguiram-se, a essa nota, outras manifestações xenófobas e de caráter desinformativo por diversos meios de comunicação, em especial no referente aos médicos cubanos. Caracterizados como “escória” pelo presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso3, e até mesmo como “espiões comunistas” em uma matéria revista VEJA4, os médicos cubanos foram alvo de uma campanha de ataque na qual ficou evidente o preconceito não só contra eles, mas contra a vinda de profissionais estrangeiros para Brasil como um todo.

Desde então, a maioria das críticas emitidas têm, em essência, dois aspectos comuns que revelam a sua face xenófoba: o primeiro deles é o medo de uma suposta concorrência que a vinda desses profissionais causaria; o segundo é a descrença na capacidade de médicos de outros países de exercerem bem os cargos aos quais serão designados (…)”.

Leia o documento na íntegra: 

Carta de apoio à vinda de médicos ao Brasil

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s